Folha de S. Paulo – Calor pode impactar inflação e tarifa de energia

Em entrevista à Folha de S.PauloAlexei Vivan, nosso sócio da área de energia e diretor-presidente da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica – ABCE, discute os possíveis reflexos do aumento do calor nas tarifas de energia.

Segundo o advogado, na hipótese de serem acionadas as usinas termelétricas, pode ter aumento da tarifa, por ser uma fonte de geração mais cara. Por isso que ela é deixada como última fonte a ser acionada. Alexei não acredita que haja necessidade de acionamento da geração termelétrica em quantidade que possa impactar a tarifa, por conta dos níveis de água confortáveis nos reservatórios e que permitem a ampla utilização das hidrelétricas, além das fontes eólica e solares. Para ele, as térmicas podem vir a ser utilizadas em casos específicos de pico de demanda por energia ou de alguma restrição de geração das outras fontes ou de escoamento da energia pelas linhas de transmissão.

Para saber mais, leia a matéria completa, publicada ontem (15/11): https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/11/calor-comeca-a-impactar-inflacao-e-ameaca-preco-de-alimentos-e-tarifa-de-energia.shtml.

Posts Recentes

Institucional